As delícias da Terrinha: conheça Portugal e sua rica gastronomia 2018

Portugal é um país pequeno com pouco menos de 100 mil quilômetros quadrados. Famoso pelo fado e pelos seus monumentos históricos, Portugal é hoje uma nação moderna e vibrante.

 

Conhecidas pelo tradicional vinho do Porto, as vinícolas portuguesas produzem diversas variedades da bebida, graças às vastas quantidades de castas nativas (cerca de 285), algumas pouco conhecidas pelo público. O guia The Oxford Companion to Wine descreve o país como um verdadeiro “tesouro de castas locais”.

 

A famosa “Terrinha” possui duas regiões produtoras de vinho protegidas pela UNESCO como patrimônio mundial: a Região Vinhateira do Alto Douro, onde se produz o conhecido generoso Vinho do Porto, e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico. Portugal também é famoso por ter a denominação de origem controlada mais antiga do mundo, a região demarcada do Douro.

 

Outra delícia da terrinha, é a “Ginjinha”, um delicioso licor de cereja servido em copo de chocolate, muito popular em Óbidos e em Lisboa.

 

 

Se você estiver na região da Bairrada, não pode deixar de experimentar o famoso “Leitão à Bairrada”, um dos pratos mais conhecidos e apreciados da região. Foi considerado uma das 7 maravilhas da gastronomia do país.

 

Já em Aveiro, você precisa provar os ”ovos-moles”, doce típico de região encontrado nas diversas pastelarias existentes na cidade.

 

 

 

O pastel de Belém é outro doce muito popular. A receita secreta, oriunda do Mosteiro dos Jerónimos, é reproduzida diariamente na famosa Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa inaugurada em 1837, seguindo os mesmos processos artesanais.

 

Os amantes de queijo também têm sua vez. Os da variedade Serra da Estrela são dos mais famosos do país. Feito com leite de ovelha, os queijos do tipo têm textura amanteigada e cor branca, nomeado em 2011 como uma das sete maravilhas gastronômicas de Portugal.

 

Uma viagem a Portugal é indispensável não apenas àqueles que desejam entrar em contato com uma história rica e fascinante, mas também aos amantes da boa gastronomia.
Visite nosso site e conheça uma ótima sugestão para sua viagem.

Deixe seu comentário: