Suíça

A Suíça, oficialmente Confederação Helvética, é um pequeno Estado confederal localizado no centro da Europa. Possui uma área de 1.740 coberta por lagos e rios e 8.787 por áreas improdutivas como montanhas.

O país faz fronteira a Norte com a Alemanha, a Leste com a Áustria e o Liechtenstein, a Sul com a Itália e a Oeste com a França. A Suíça conta com 7.508.700 habitantes, resultando numa densidade populacional de 188 habitantes por quilômetro quadrado. A capital administrativa é Berna.

Ela é uma das economias mais ricas do mundo e tem oficialmente quatro línguas: o alemão, o francês, o italiano e o romanche.

A cultura do país é, sobretudo, marcada pela diversidade lingüística, mas bem divididas entre elas, apesar das características do povo suíço serem mais homogêneas. Trata-se de uma população ativa quer no nível desportivo, quer no nível cultural e político.

O clima na Suíça é temperado, apresentando uma grande diferença entre verões amenos e invernos rigorosos. Abaixo da cordilheira dos Alpes, o tempo é mais quente do que no Norte. Em termos climáticos, pode-se dividir a Suíça em quatro regiões: extremo Sul, os Alpes, o maciço central e o Jura. As temperatura variam entre temperaturas negativas nas zonas montanhosas e no Inverno, e temperaturas amenas durante o Verão.

A gastronomia típica helvética é claramente feita à base de leite. Os suíços, juntamente com os franceses, produzem queijo para a raclette que é derretida e servida com batatas cozidas e pickles. Além do queijo, o chocolate também é muito famoso no país e além mundo.

Na parte alemã é comum encontrar o rösti que é feito de batatas finas fritas misturadas com manteiga podendo juntar bacon, cebolas, entre outros ingredientes. Também é comum encontrar pratos feitos a partir de castanhas sobretudo nas zonas montanhosas (Valais e Tessino).

Os vinhos suíços não são muito famosos no Mundo, pois a produção vinhateira na Suíça é muito reduzida apesar da tecnologia usada no processo de obtenção. A cidra de maçã, o absinto de Jura e a Rivella são outras bebidas famosas.