Reino Unido e Irlanda

O Reino Unido abrange os países situados na ilha da Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales e Escócia) e a Irlanda do Norte. Além dessas nações possui territórios espalhados por todo o mundo. O território total do Reino Unido é de 244,101 km², sendo limitado a norte e a oeste pelo Oceano Atlântico, a leste pelo Mar do Norte, a sul pelo Canal da Mancha, que o separa do resto da Europa, e a oeste pela República da Irlanda (única fronteira terrestre) e pelo Mar da Irlanda . Sua população é de 60,094,648 habitantes. O clima no reino Unido é muito variável, tendo em vista a natureza insular do país mas de um modo geral é geralmente ameno e temperado.

Este conjunto de ilhas preserva suas tradições como poucos lugares do mundo. Desde o cenário cosmopolita de Londres até as pequenas cidades no interior, história, arte e arquitetura fazem parte do entorno

Mas a imagem cinzenta que se tem do país não reproduz fielmente seu espírito, mais afinado com os pubs, os festeiros escoceses e as movimentadas cidades universitárias.

O Reino Unido é o berço de grandes gênios das ciências, da musica e da literatura em todos os tempos. Isaac Newton, famoso cientista que elaborou a lei da gravidade, o dramaturgo William Shakespeare, o escritor mais famoso do mundo. Na música os mundialmente famoso Beatles e Rolling Stones, entre muitos outros astros do Rock n’ Roll.

Londres, a capital é cheia de histórias, como as paredes do Victoria and Albert Museum, que conservam as marcas dos bombardeios alemães durante a Segunda Guerra, ou as ruínas da Capela de Winchester ao lado do antigo The Globe.

Há museus para todos os assuntos: Museu da Guerra, Museu do Transporte, e até Museu das Prisões. Não deixe de ir ao Natural History e ao Science Museum, e, é claro, ao Museu Britânico! Mas, principalmente, ande bastante pelas ruas e mercados: é aí que você vai descobrir o discreto charme dessa cidade milenar, meca do rock e capital da inovação. Embarque nesta aventura. Só não chegue atrasado!