Nord Pas-de-Calais

 

O país da felicidade.

Ingleses, espanhóis, austríacos gostaram de tal forma desta região que durante muito tempo a quiseram para si. Agora, francesa e bem francesa, não lhe faltam atrativos para os visitantes de toda Europa.

A começar pela sua “Cote d’Opale”, 140 km de extensa praia de areia fina recortada por falésias e dotada de inúmeras estâncias balneárias, das quais a mais chique é Lê Touquet onde, naturalmente, se pratica o golfe, a equitação mas principalmente o carro à vela, fonte de emoções fortes.

Ao interior não faltam encantos, com seus pântanos e suas vastas florestas, seus moinhos, as suas caiadas com porta de cotes vivas, seus parques protegidos onde as atividades desportivas estão ao alcance de todos. Quanto às cidades, com seus largos, suas torres de vigia, seus diversos museus, seus cafés confortáveis, merecem mais do que uma simples parada.

Lille, autêntica capital, oferece, além de ruas pitorescas e da antiga Bolsa, uma vida artística intensa: concertos, ópera, exposições. Os apreciadores da gastronomia, poderão ainda degustar algumas especialidades únicas: a carbonnde, a carne de boi “braissé” cozida com cerveja, a anguia “au vert” com molho de vinho e ervas aromáticas ou a tarde de queijo de Maroilles.

Percebe-se então a felicidade dos seus habitantes.