Centre

 

Um equilíbrio de excelência.

Esta região reúne alguns dos maiores tesouros arquitetônicos e uma natureza suave, incrivelmente preservada. Exemplo, a Catedral de Chartres, esta obra prima romântica e gótica ornamentada com 4.000 esculturas, iluminada por vitrais, ilustrando 5.000 personagens. Os deslumbrantes castelos do Vale do Loire, testemunhos do brio da renascença. Em Chambord, Azay-le-Rideau, Chenonceau ou ainda em Blois e Amboise, ainda ecoam as festas sumtuosas que aí davam os reis e príncipes. Bourges, com a sua catedral Saint-Etienne, o seu palácio Jacques-Coeur, e seus bairros antigos, Vandôme, Blois.

E a natureza? Encontra-se por toda a parte e especialmente ao longo do Loire, autêntico “jardim da França”. Está na sologne, vasto território (500.000 hectares) de florestas profundas e de lagoas, paraíso para quem gosta de passeios, de pesca e de ar puro em geral. Encontra-se totalmente protegida no Parque Natural Regional da Brenne, ponto alto da ecologia onde cohabitam, aves raras, flores e fauna.

O Centre-Val de Loire, oferece muitos outros prazeres: os vinhos fruités como o Sancerre, o Vouvray, o Chinon, o Bourgueil, as especialidades gastronômicas a base de peixes de rio ou de caça da Sologne.

Os espetáculos de “Som e Luz”, as reconstituições históricas e folclóricas, os festivais de música e dança, a animação das esplanadas, são bons motivos para não ir se deitar!