Poitou – Charentes

 

Situada na costa do Atlântico entre a Aquitaine e o Pays de la Loire, Poitou Charentes é uma região original, cheia de contrastes e surpresas. Muito perto das praias, diversas cidades carregadas de história foram construídas. La Rochelle, por exemplo, e seu velho porto guardado por duas torres antigas, com seu cais onde se sucedem os cafés e as ruas de pedras dos bairros antigos é o maior centro de iatismo da França. Ou ainda o porto militar e a fortaleza de Rocheford, construídos por Louis XIV para impedir a entrada dos ingleses na França.

Royan, bela estância balneárea pode ser o ponto de partida para um bonito itinerário que passa por Saintes (importante cidade galo-romana), atravessa as soberbas vinhas de Cognac (várias caves podem ser visitadas) antes de chegar a Angoulême. Segue-se assim o magnífico vale da Charente.

A arquitetura romântica típica da região pode ser vista em quase 600 monumentos espalhados pelas cidades, por exemplo, as igrejas de Angoulême, Saintes, Poitiers entre outras.

A capital, Poitiers, é uma cidade de arte onde cada época deixou seu testemunho. Após admirar o grande livro de pedra que constitui a fachada (recentemente restaurada) da igreja Notre Dame la Grande, visite outros monumentos como a catedral Saint Pierre ou a igreja Saint-Hilaire. Na Idade Média, todos olhavam essa fachada para ler as mensagens cristãs nela escritas, e para apreciar a beleza de suas imagens esculpidas e pintadas.

O que não impede a existência, a dez quilômetros apenas, do “Futurescope”, um parque de diversões muito original que projeta pequenos e grandes no futuro.