Limousin

 

A vida em…verde

Para respirar profundamente, para uma mudança total de ambiente, para passar dias tranquilos e noites sossegadas no coração de uma natureza perfeitamente protegida, é do Limousin que se precisa.

Um clima ameno e soalheiro permite desfrutar das vastas florestas de castanheiras, das colinas cobertas de Urze, dos riachos, dos lagos, das lagoas. A pé, a cavalo, de bicicleta, com vara de pescar ou com a rede de caçar borboletas no ombro, todos os meios são bons para decobrir paisagens sempre diferentes. Os haras de Pompadour são o berço dos cavalos de raça anglo-árabe, o lago de Vassivière é um centro náutico famoso, o planalto de Millevaches, uma terra selvagem percorrida por mil nascentes.

As etapas não faltam nos pequenos povoados poupadas pelo tempo. Collonges-le-Rouge, Curemonte, Saint-robert ou Montmart são algumas das mais bela aldeias da França. O grandioso existe também no Limousin! As gargantas do Dordgne, incrustadas entre falésias de lava, oferecem uma sucessão de lugares excepcionais. Percorre-se a partir da formosa vila de Bort-les-Orgues.

Castelos medievais, igrejas românticas ou góticas, embelezam esta região onde cidades cheias de encanto como Limoges, Brive-la-Gaillarde ou Aubussonn são agradáveis oportunidades para reecontrar a vida citadina.