Languedoc – Roussillon

 

Situada entre a Provence e a fronteira com a Espanha, a região Languedoc-Roussillon oferece uma combinação de 300 dias de sol por ano, enormes estâncias balneares, cidades típicas de pescadores e 200 km de praia, da Camargue à fronteira espanhola. Porém não é somente a costa que faz a beleza da região.

Languedoc-Roussillon foi primeiro lugar escolhido pelos romanos quando se instalaram na Gália a mais de 200 anos atrás; sendo assim, deixaram importantes testemunhos de sua arquitetura, como o aqueduto do Pont du Gard que durante meio milênio transportou água para a cidade de Nîmes. Ou ainda a Maison Carrée e a Arena de Nîmes, que abriga concertos e touradas, também provam como é rica a herança patrimonial dessa região.

Se a idade média o atrai, visite cidades como Carcassone ou o magnífico forte de Salses construído pelo rei Fernando de Aragão para defender Roussillon, então possessão da Espanha. Não deixe de ir também a Montpellier, um importante centro universitário conhecido pela jovialidade e animação noturna e também por seus monumentos históricos. Nos Pireneus, domina a natureza selvagem com suas paisagens de montanha e suas planícies a exemplo das Gorges du Tarn. Na região é possível a prática de esportes tais como a pesca de truta, o esqui, a marcha, a equitação, o montanhismo e a canoagem.