Champagne Ardenne

 

Localizada na parte nordeste do país, fronteira com a Bélgica, consiste em 4 partes: Aube, Ardennes, Haute-Marne e Marne. Região famosa por sua champagne e cortada pelos rios Sena, Marne, Aisne e Meuse.

Visite a maravilhosa cidade de Reims, pare em frente à catedral Notre-Dame e veja com atenção o portal esquerdo: um anjo de pedra lhe sorri. Passaram por ele, durante mais de 8 séculos, todos os que, naquele magnífico edifício gótico, se sagraram reis da França. E foi ele, provavelmente, que inspirou, há 3 séculos, um monge genial, Dom Pérignon, o inventor do Champagne.

Épernay é outra cidade que vale a pena conhecer. Considerada como a capital do champagne com sua famosa Avenida do Champagne, onde você encontra caves centenárias das famosas Moët et Chandon, Mercier e De Castellane, todas abertas a visitação.

E o que dizer di Troyes, pequena cidade e a mais charmosa do circuito do champagne. A cidade ainda preserva as casas medievais do centro histórico, além de ser conhecida pela produção, por pequenos produtores, de um champagne de características únicas, feita com as uvas plantadas em seus vinhedos.