Bourgogne

 

O norte da Bourgogne (Sens) se encontra a 100 km ao sudeste de Paris enquanto que o sul da região (Mâcon) está localizado a apenas 75 km de Lyon.
A visita à região pode começar em Dijon, a capital, onde se encontram o palácio dos duques de Bourgogne, o museu de Belas Artes e os bairros antigos. Em seguida, Beaune é um programa obrigatório com seu fabuloso Hospice de Beaune fundado em 1443 para tratar os doentes e os indigentes.

Em 1971 os equipamentos foram transferidos para prédios mais modernos mas o hospital nunca parou de funcionar. A cidade é antes de tudo, a capital do Bourgogne, famoso vinho fabricado na região.
A gastronomia também faz parte integrante da vida dos habitantes da Bourgogne; os famosos caracóis (escargots), os ovos em “meurette” ou o frango de Bresse são algumas das delícias a degustar. A Bourgogne também pode ser descoberta por barco graças a seus canais e rios que se extendem por 1200 km através da região ou pode ser sobrevoada por balão admirando-se assim, sua natureza intacta. Não se deve deixar de ir também à cidades como Vezelay e Nevers ou de visitar os palácios, abadias e mosteiros que fazem dessa região uma das mais belas da França.